segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividades Lúdicas para Alfabetização

Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Bingo

Material: saco de plástico, cartolina, tampas de garrafas e canetas.

Elaboração do material: A professora prepara um cartão para cada aluno da turma. Cada cartão deve ser dividido em tantos quadrados quantos forem as letras do nome do aluno. Em cada quadradinho escreve-se uma letra. Exemplo:



Em pequenas fichas escrevem-se as letras do alfabeto observando para que apareçam todas as letras necessárias para a escrita dos nomes dos alunos.

Jogo: Com as fichas das letras dentro de um saco de plástico e cada aluno de posse do seu cartão inicia-se o jogo. Primeiramente, é sorteada uma letra pela professora e mostrada aos alunos. O aluno que encontrar no seu cartão a letra, marca-a com uma tampinha. A professora segue cantando letra por letra até acabarem as fichas do saco.


Variações do jogo:
1.1 O cartão do Bingo de cada aluno é formado por nomes dos colegas. A professora canta as fichas dos nomes, mostrando-as aos alunos, para que marquem no seu cartão. Num segundo momento pode-se utilizar um lado do cartão com letra script e do outro lado com letra cursiva ou um lado só com letras maiúsculas e outro com letra inicial maiúscula e o restante do nome com letra minúscula. Exemplo:



1.2 Cartão com palavras e fichas com desenho;
1.3 Cartão com desenho e fichas com palavras;
1.4 Cartão e fichas com palavras do vocabulário de estudo;
1.5 Cartão com letra cursiva e fichas com letra script.















Actividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Dominó

Material:cartolina e canetas.

Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 8 cm x 4 cm aproximadamente. Com uma caneta risca-se um traço dividindo o rectângulo.

Em cada peça escreve-se, no lado direito, o nome de um aluno e o mesmo nome deve ser escrito no lado esquerdo da outra peça e assim sucessivamente. Exemplo:



Jogo: divide-se a turma em grupos de dois alunos e, a cada grupo, entrega-se um conjunto de aproximadamente 20 peças. Todas as peças devem ser viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores.

Um aluno inicia o jogo colocando uma peça de dominó no centro da mesa. O outro jogador deve procurar uma peça que contenha um dos nomes que se encontra nas pontas. Quando encontrado deve-se encostar as peças com nomes iguais.

Se o jogador não tiver a peça que contenha um dos nomes que se encontra sem par sobre a mesa, deve passar para o próximo jogador.

Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma peça primeiro.

Variações do jogo:

Fichas escritas de diferentes formas o mesmo nome. Cada aluno deve encontrar todas as fichas com seu nome podendo agrupar, colar, fazer um relatório mencionando a quantidade de nomes encontrados...









Actividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Quebra-Cabeças


Material: cartolina e canetinha.

Elaboração do material: recortam-se rectângulos de cartolina. Em cada cartão escreve-se o nome de um aluno da sala de aula. Devem-se fazer dois a três cartões com o mesmo nome. Divide-se o cartão em dois pedaços variando a forma do corte. Exemplo:



Jogo: a cada grupo de alunos, a professora entrega um conjunto de nomes com peças embaralhadas. Os alunos deverão montar o quebra-cabeças e identificar qual colega tem o seu nome escrito no cartão.

Variações do mesmo jogo:

2.1 Dividir o nome em mais de dois pedaços. Exemplo:



2.2 Num pedaço do quebra-cabeças escreve-se a letra inicial e no outro e o restante do nome. Exemplo:



2.3 Dividir o cartão em letras. Exemplo:



2.4 Usar palavras do vocabulário em estudo no lugar dos nomes;

2.5 Desenho e palavra: divide-se o cartão com traços pontilhados. Entrega-se a cada aluno dois ou três cartões. A criança escreve uma palavra na parte inferior e na parte superior desenha o que foi escrito.

No momento seguinte, a criança deve recortar o cartão observando as linhas pontilhadas. Depois, é só trocar com o colega, embaralhar e montar. Exemplo:



2.6 Quebra cabeça de frase. Exemplo:




Actividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo da Memória


Jogo: As regras do jogo são as mesmas do convencional Jogo da Memória. Recortam-se fichas quadradas de cartolina do mesmo tamanho. Em cada ficha escreve-se o nome de um membro do grupo e, noutras fichas, a letra inicial de tal modo que cada participante tenha um par de fichas - nome e letra inicial.

Para iniciar o jogo, viram-se as fichas com o escrito para baixo. Um aluno vira duas fichas em busca dos respectivos pares (nome e letra inicial). Cada vez que um aluno encontrar o par deve jogar novamente.

Vence o jogo o aluno que conseguir o maior número de pares no final do jogo.

Podemos variar este jogo usando palavras do vocabulário em estudo e desenhos feitos pelas crianças ou palavra escrita em script e palavra escrita com letra cursiva.




Actividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo do “Mico” Preto


Material:cartolina e canetas.

Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 10 cm x 6 cm. Escreve-se o nome do aluno em dois cartões de tal maneira que cada aluno tenha o seu nome escrito duas vezes.

Numa outra cartela solicita-se que um aluno desenhe um “MICO” que ficará sem par. Exemplo:



Jogo: para cada grupo de 4 alunos é distribuído um cartão com um desenho de Mico e 12 pares de nomes. Embaralham-se os cartões e distribui-se um a um para cada jogador. Sem deixar que os colegas vejam, procurar encontrar os pares nos cartões recebidas. Caso seja encontrado, o aluno mostra-o para os demais jogadores e retira o par para o lado para posterior contagem de pontos.

Inicia-se a rodada por um aluno que escolhe, sem ver, uma carta da mão do colega que se encontra à sua direita. Confere para ver se tem outra igual entre as suas cartas, com o objectivo de formar o par.

Seguem-se tantas rodadas quantas forem necessárias para que todos os pares sejam encontrados. Ganha o jogo quem adquirir o maior número de pares.



Variações do jogo:
3.1 palavra x desenho. Exemplo:

3.2 letra inicial x nome do aluno;

3.3 palavra x palavra;

3.4 letra script x letra cursiva.







Vamos fazer... flores de papel



Antes de começar é preciso reunir todos os materiais necessários. A seguir indica-se tudo o que é necessário.

Para as flores:
• Lenços de papel de várias cores
• Papel de seda preto
• Fita-cola (de preferência que cole dos dois lados)
• Tesouras

Para os caules:
• Canas finas, de preferência verdes
• Palhinhas
• Lenços de papel verdes


Como fazer - As flores
• Pegar em alguns lenços de papel - de uma só cor ou de várias cores diferentes - e colocá-los uns sobre os outros.
• Dobrar o conjunto dos lenços em quatro partes. Depois de ter mais prática, tentar dobrar em oito.
• Com a tesoura, cortar na parte superior do papel a forma das pétalas (em zig-zag ou em curva). Atenção: nunca recortar a parte que está dobrada.
• "Abrir" as pétalas, puxando-as suavemente para fora, tendo o cuidado de segurar a flor na sua parte de baixo.


Como fazer - Os caules
• Com muito cuidado, fazer passar uma cana ou uma palhinha pelo centro da flor (se necessário, fazer primeiro um orifício). A flor ganhará assim o seu caule.
• Unir a parte de baixo das pétalas entre si e com o caule usando a fita-cola.
• Cortar uma tira de papel verde. Enrolar o papel à volta da fita-cola, de forma a disfarçá-la e, assim, construir o cálice.
• Enrolar papel verde à volta da cana ou da palhinha utilizada para fazer o caule.
• Usar o papel preto para fazer os estames, enrolando-o em volta de pequenos pedaços de palhinhas ou canas que servem de molde e, depois, são retirados. Colocar estes estames no centro da flor e fixá-los com fita-cola.
• Usar o papel verde para fazer as folhas.





Vamos fazer... o livro dos números

O que é preciso?

- para cada livro precisamos de 11 folhas A4 de cartolina de cores claras
- lápis de cor, lápis de cera, marcadores
- cordel ou agrafador


Como fazer?
• Desenhar um grande número 1 no topo ou na parte de baixo de uma das folhas de cartolina. Deixar espaço suficiente para fazer um desenho.
• Fazer a mesma coisa para os algarismos de 2 a 10.
• Em cada página, desenhar o número de objectos iguais (ou animais, ou plantas ou personagens...) que correspondem ao número que está na folha a trabalhar. Exemplo: desenhar 5 quadrados bem coloridos na folha correspondente ao algarismo 5.
• Fazer uma capa bem colorida.
• Juntar as páginas e, com cordel ou com agrafos, montar o livro.


Algumas variantes

Podem introduzir-se muitas variações, dependendo da idade e grau de desenvolvimento das crianças envolvidas. Assim, poder-se-á recorrer a recortes de revistas ou a figuras em papel de lustro. Poder-se-á ainda elaborar livros “temáticos”, em que as figuras que representam os algarismos sejam, só animais domésticos ou só flores, ou só instrumentos musicais. Desta forma cada livro criado por um grupo de crianças será diferente do outro.

Outra opção será escolher objectos, animais ou personagens cuja nome comece pela mesma letra (ou seja, pelo mesmo som) com que começa o nome do algarismo em causa.

Sugere-se ainda que se faça um livro maior, que comece no 1 e termine no 20.





Vamos fazer... um presente original


Pedir às crianças que tragam seixos e pedras redondinhas ou com formas originais. Reúna as pedras até ter cerca de três pedras por criança.
Os objectos obtidos poderão ter a função de pisa-papéis ou ser bonitos objectos de decoração.


O que é preciso?
Para este projecto são necessárias, além das pedras, tintas de várias cores. As tintas podem ser guaches se, a seguir, se envernizarem as pedras. Se não, deve utilizar-se tinta plástica.
Serão ainda necessários pincéis, lápis, verniz (se se usar guache) ou diluente (se se usar tinta plástica) para evitar nódoas e "acidentes evitáveis".


Como fazer?
As crianças devem imaginar o(s) desenho(s) que desejam fazer e escolher as cores que desejam utilizar. Depois, utilizar o lápis para, levemente, traçar um esboço.

Pintar com as cores escolhidas, tendo o cuidado de deixar secar a cor anterior antes de usar a seguinte (a não ser que se queira mesmo que esborrate para obter diferentes efeitos). É sempre melhor começar com as cores claras e passar depois às cores escuras.

Se a tinta utilizada foi guache, envernizar a pedra depois de a pintar. Envernizar primeiro a parte de cima – deixar secar bem – e depois a parte de baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário